sábado, 18 de agosto de 2012

HÉRACLES E A ORIGEM MÍTICA DA VIA LÁCTEA

A Origem da Via Láctea. Pintura do mestre renascentista italiano  Jacopo Tintoretto (1575), National Gallery, Londres.
  

Uma das funções do mito é apresentar uma explicação alegórica em forma de narrativa para a origem do mundo, dos homens e das coisas. Um exemplo interessante é a origem do nome da Via Láctea, galáxia em forma de espiral, onde está localizado o Sistema solar, lar de seres bastante inquietos e contraditórios: os homens.

A Via Láctea, desde tempos imemoriais, cativa a imaginação dos homens. Só podemos contemplar sua beleza em noites escuras, em desertos ou no topo de montanhas remotas. Sem a poluição luminosa das grandes cidades, podemos admirar em todo o seu esplendor esse longo arco branco pontilhado de estrelas.

Atualmente, a teoria científica mais aceita sobre a origem do universo e de tudo que reside nele é a do Big Bang, mas na Grécia antiga, a origem da Via Láctea estava relacionada ao mito de Herácles.

Héracles (ou Hércules para os romanos) é o mais célebre herói grego. Ele é filho de Zeus (Senhor do Olimpo e dos raios) com a mortal Alcmena. Dessa união nasceu um bebê superforte, que seria capaz de proteger os mortais e os deuses, que reinaria sobre a casa de Perseu. O seu nome Héracles,  significa a “glória de Hera” (essa é outra história, mais comprida e empolgante). Contudo, a esposa de Zeus, Hera, não gostava nem um pouco dessa “escapulidas” de seu marido, perseguindo, tanto as amantes, quanto os infantes frutos do rei dos deuses.

Como Zeus previra uma vida repleta de glórias para o seu filho, tinha urgência em conquistar a imortalidade dele. Isso só podia ser garantido, se Héracles fosse amamentado pelo leite divino de Hera, ao menos uma vez. Como realizar tal façanha, se a deusa tinha ódio mortal do pequeno bastardo? 


 O nascimento da Via Láctea, 1636. Quadro do pintor  barroco Peter Paul Rubens. 
 

Zeus pediu ajuda a Hermes (mensageiro dos deuses e figura deveras esperta) para levar o bebê Héracles junto à esposa enquanto ela dormia. Héracles é colocado no colo de Hera e sugou o leite de seu seio com bastante força, causando muita dor. Ela acordou, de sobressalto, e empurrou o bebê violentamente. Um jorro de leite saiu do seio de Hera e manchou os céus, formando o caminho de estrelas que deu origem ao que chamamos de Via Láctea. No poema épico “Eneida” (séc. I a. C.), o poeta romano Virgílio narra outra versão do mito, explicando que Hera fora induzida pela deusa Atena a amamentar o bebê, sem saber que se tratava de Héracles. Através do leite divino, Héracles se tornou imortal e, em sua juventude e maturidade, passou por diversas aventuras e realizou os famosos “12 trabalhos”. Além das fontes mitológicas gregas, bem como poemas e tragédias, existem várias fontes para conhecermos o mito de Héracles, um livro interessante é o do estudioso brasileiro Junito de Souza Brandão, “Mitologia Grega”. A obra é composta de três volumes, sendo o terceiro dedicado aos heróis.

 Hércules e a hidra, 1475,  preservada na Galeria Uffizi, em Florença. Por Antonio del Pollaiuolo.

 O mito trabalha com o pensamento poético, pois os antigos, ao observarem a abóbada celeste limpa e repleta de estrelas, viam uma grande faixa de aspecto leitoso que cruzava todo o céu. Portanto, os poetas e os artistas estabeleceram a imagem poética, comparando a forma da Galáxia com o leite. 

 Fotografia da Via Láctea, por Stéphane Guisard. A imagem mostra a região que abrange o céu da constelação de Sagitário (o arqueiro) para Scorpius (o escorpião). Observatório do Cerro Paranal, Chile, 2009.

Em relação à palavra Galáxia, o dicionário Houaiss registra sua etimologia: “do latim galaxìas,ae  e do grego galaxias ou galaktikos - "leitoso", e kyklos - "círculo". A raiz “gala” de galáxia significa “leitoso”. Portanto, Via láctea, expressão oriunda do latim, no plano metafórico significa “rastro”, ou “caminho de leite”.

Após o século XIX, os cientistas descobriram outras galáxias, como a de Andrômeda e a Grande Nuvem de Magalhães. A palavra então virou termo técnico da Astronomia, sendo utilizado para designar esses tipos de conglomerado de astros. O termo Via Láctea tornou-se somente a galáxia na qual o Sistema solar faz parte.


Concepção artística da estrutura espiral da Via Láctea com dois braços estelares principais e uma barra central. NASA, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário